Psicoterapia

Psicoterapia 2018-07-04T07:45:08+00:00

A psicoterapia é o tratamento clínico psicológico para a identificar problemas relacionados aos aspectos emocionais e mentais de uma pessoa. O objetivo deste tratamento é o desenvolvimento pessoal e o bem-estar mental e emocional.

A metodologia utilizada, de acordo com o caso, as seguintes intervenções: Terapia Cognitivo-Comportamental, Terapia Cognitiva Baseada em Mindfulness e a Terapia Focada na Compaixão. Todas estas intervenções têm demonstrado serem umas das mais eficazes no tratamento de vários transtornos e condições clínicas.

Como funciona meu trabalho de Psicoterapia?

Terapia Cognitiva Baseada em Mindfulness (MBCT)

Foi desenvolvida em 2002 para depressão reincidente.

Um pressuposto fundamental da MBCT é que o cultivo de um relacionamento consigo, descentrado dos estados mentais autodepreciativos, funciona como prevenção em momentos de potencial recaída.

Neste sentido, o principal meio de desenvolver este descentramento é ensinando às pessoas a se tornarem mais conscientes dos estados mentais e se relacionarem com eles em uma perspectiva mais ampla, reconhecendo-os como eventos mentais apenas e não se identificando com eles ou não os reconhecendo como necessariamente reais.

Nas sessões é feita uma adaptação do protocolo de grupo. Na primeira é feita uma avaliação geral e, uma vez preparada para iniciar o protocolo, a pessoa é instruída para uma breve leitura introdutória. Na segunda semana na sessão são realizadas breves práticas de mindfulness e a pessoa é instruída para as práticas e exercícios que fará em casa. Assim por diante. Os temas das próximas sessões são: “além do piloto automático”, “outra maneira de conhecimento”, “voltando ao presente – reunindo a mente dispersa”, “reconhecendo a aversão”, “deixe as coisas serem como elas já são”, “veja os pensamentos como pensamentos”, “configuração de um sistema de advertência precoce”, “a bondade em ação”, “e agora? – preparação para autonomia nas práticas”.

A média de sessões para vários tratamentos é de 12 a 20.

Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC)

A terapia cognitiva visa ajudar as pessoas a se desenvolverem e encontrarem alívio dos sintomas de transtornos mentais através da modificação do pensamento disfuncional (Beck Institute, 2016).

Possui diversos protocolos com evidência de eficácia para vários tipos de transtornos psiquiátricos e psicológicos.

A média de sessões para vários tratamentos é de 12 a 20.

Grupos de Mindfulness

São programas para redução do estresse, ansiedade e depressão, bem como para promoção de qualidade de vida, inspirado na meditação mindfulness.

Eles visam o treinamento de um estado mental específico por meio de técnicas ou exercícios meditativos e psicoeducativos. Este estado é uma maneira de tomar consciência do momento presente, das coisas que passam no nosso corpo e na nossa mente, sem nos envolvermos demasiadamente com elas e podendo por isso fazer melhores escolhas e tomar melhores decisões.

Estes programas são realizados em grupos de 8 a 12 participantes, dura 16 horas, as quais podem ser distribuídas em 8 encontros semanais de 2h, 4 encontros quinzenais de 4h ou um final de semana intensivo (sábado e domingo ou mesmo sexta à noite, sábado e domingo). Os programas podem ainda incluir um retiro de silêncio de 1 ou 2 dias.