Comer Consciente e Intuitivo

Comer Consciente e Intuitivo 2018-07-09T00:59:03+00:00

O que significa Comer Consciente e Intuitivo?

Comer consciente (Mindful Eating) e intuitivo (Intuitive Eating) é a capacidade de se alimentar, nutrindo-se e aproveitando os alimentos, por meio da utilização de todos os sentidos, com consciência do momento presente, evitando a culpa, a vergonha e o julgamento.

Na prática, comer consciente e intuitivo consiste em se conectar com tudo o que acontece no momento presente, no corpo e na mente, observando o que influencia a tomada de decisão de escolha do que e do quanto se quer comer. Esta consciência possibilita a escolha consciente do alimento que vai nutrir e ao mesmo tempo atender todas as necessidades do corpo e da mente. É uma escolha consciente!

Comer consciente e intuitivo é um movimento oposto a “fazer dietas”. A racionalização da alimentação tornou-se excessiva e, por isso, prejudicial às pessoas. Isto porque, além de levar muitas pessoas a perderem sua capacidade de observar o próprio corpo, suas necessidades de nutrição e cuidado, instalou o chamado “terrorismo nutricional”. Existe uma sabedoria interna no nosso corpo que possibilita que saibamos exatamente o que necessitamos. Comer consciente e intuitivo resgata a escuta desta sabedoria.

Os princípios do Comer Consciente (Bays, 2017) são:

  1. Faça devagar (comprar, preparar e comer).
  2. Sirva a quantidade que seu corpo necessita.
  3. Use a energia dos alimentos, dando ao corpo o que ele precisa.
  4. Faça substituições conscientes, equilibrando o desejo e a necessidade ao longo dos dias. 5. Não tenha à mão o que leva sua mente a te sabotar, fazendo-o comer o que você não quer.
  5. Tenha autocuidado e autocompaixão.

Os princípios do Comer Intuitivo (Tribole e Resch, 2017) são:

  1. Rejeite a mentalidade de dieta;
  2. Honre sua fome;
  3. Faça a paz com comida;
  4. Desafie o policial alimentar dentro e fora de você;
  5. Respeite sua saciedade; 6. Descubra o fator de prazer;
  6. Honre suas emoções sem usar os alimentos para compensá-las;
  7. Respeite seu corpo;
  8. Faça atividade física prazerosa; e
  9. Honre a sua saúde.

Mindful Eating

Mindful Eating é um programa de educação do corpo e da mente para o desenvolvimento de uma relação tranquila com a comida, com o ato de comer e com o próprio corpo.

Contato